Na quinta-feira, 25 de setembro, ocorreu o encontro de avaliação do Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério. O Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério retomou suas atividades em abril de 2008, dessa forma, em setembro, completou-se seis meses de retomada do Fórum.
O encontro avaliou todos os prós e contras desse período. No início do encontro foi apresentado os informes e a agenda do EIS Glicério. Depois foi realizada uma dinâmica de grupo para proporcionar a integração dos participantes do Fórum. A dinâmica “máquina fotográfica” teve o objetivo de mostrar aos participantes a visão que cada um tem sobre determinada perspectiva.
Em seguida foi apresentada a proposta de realizar uma dinâmica de grupo que tinha como objetivo levantar e identificar pontos positivos e negativos do Fórum. Utilizou-se a “técnica de visualização”, dividindo os participantes em subgrupos e através de tarjetas os grupos foram respondendo algumas questões essenciais para medir e avaliar o trabalho do Fórum. Após a identificação das demandas e sugestões os subgrupos apresentaram suas idéias e todos puderam contribuir alimentando as respostas. Dos subgrupos surgiram os seguintes apontamentos:
1- Quais estratégias são possíveis construir para tornar os problemas identificados no Fórum em soluções e resoluções?
Realizar mais ações demonstrativas e de forma constante;
Envolver os Movimentos Sociais;
Elaboração de documentos para o Poder Público;
Fortalecer aproximação com os Conselhos de controle social;
Constituir comissões ;
Priorizar uma ação ou tema para que seja realmente realizado;
Apresentar e discutir com mais ênfase as ações e propostas dos GT’s no Fórum;
Avaliar as dificuldades para realizar ações;
Fortalecer os GT’s com a presença do Poder Público;
2- De que forma o Fórum pode facilitar a mobilização e integração dos diversos atores sociais da Região com vistas a promover o Desenvolvimento Local?
Ressaltando a importância dos moradores e comunidades participarem do Fórum;
Produzir mais panfletos para as pessoas distribuírem;
Participação ativa dos órgãos competentes como Estado e Prefeitura;
Identificar os atores para auxiliar o Fórum;
Estimular os próprios participantes do Fórum a realizarem a divulgação;
Criar cartazes, murais em escolas e prédios;
Designar uma pessoa ou comissão para cuidar das crianças com atividades de recreação durante as reuniões do fórum;
Dias e horários mais adequados;
Mais Informação de como funciona o Local (EIS);
O fim de semana é mais fácil para participação;
Mais divulgação e convite feito pessoalmente;
O Fórum deve migrar para outros espaços;
Mobilizar por grupos temáticos (Condomínio, Cortiços etc.)
3- Liste resultados que o Fórum tenha apresentado nos últimos meses.
Ampliação da rede;
Aproximação dos catadores com outras organizações;
Apresentação do Projeto de Revitalização do Viaduto do Glicério e constituição de comissão da sociedade civil para acompanhar o projeto;
Espaço para expor as opiniões dos moradores do Glicério;
Criação dos Grupos de Trabalho;
Espaço democrático onde todos opinam;
Coleta de óleo;
4- Quais são os melhores canais de comunicação que o Fórum precisa estabelecer para envolver pessoas à participarem do Fórum?
Jornal Local e Rádio Comunitária;
Mais organização do direito de fala na reunião;
Oficinas de Integração das comunidades e culturas;
Panfletos para divulgar todas as reuniões;
Envolver os Sindicatos;
O direito de expor suas opiniões;
5- Como vocês avaliam o papel do facilitador no desenvolvimento do Fórum?
Ouvir as sugestões dos grupos e encaminhá-las para projetos;
Os Facilitadores precisam atuar mais na comunicação dos eventos do Fórum;
Propiciar o rodízio de Facilitadores;
Elementos competentes fundamental para a multiplicação e difusão dos Projetos;
6- Quais ações que faltam ao Fórum para torná-lo melhor em relação ao seu objetivo?
Faltam maior participação e comprometimento da comunidade;
Maior participação do Poder Público nas reuniões;
Convites nas atividades do EIS, para virem ao Fórum;
Folhetos de divulgação para distribuir na região;
Intensificar o “boca-a-boca”;
Publicizar a memória;