No dia 11 de setembro o Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério promoveu o seminário Desenvolvimento Econômico no Glicério, que contou com a apresentação do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil (DRS) e da metodologia de feiras de economia solidária da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP.FGV).
Estiveram presentes diversas organizações do território que trabalham com geração de renda e empregabilidade: Cooperglicério, Coorpel, Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), CESPROM, ONH-L, Instituto Viva Melhor, Incubadora de Projetos Sociais, Fábrica de Cidadania, Reação Positiva e alunas das oficinas de geração de renda do EIS Glicério.
O Banco do Brasil apresentou a metodologia DRS, que visa aproveitar os contatos e prestígio das agências do Banco do Brasil na potencialização de projetos de desenvolvimento econômico e inclusão social com responsabilidade sócio-ambiental. Foram mostrados casos de sucesso onde a participação de gerentes do Banco do Brasil agilizou o andamento de projetos de geração de renda com responsbilidade sócio-ambiental.
Após a apresentação do Banco do Brasil a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP.FGV) apresentou sua experiência na articulação de proejtos de economia solidária, como Feiras de Trocas e a Feira de Economia Solidária do Anhangabaú.
Após as duas apresentações o Núcleo de Mobilização Social do EIS Glicério convidou todos os moradores e entidades presentes para se engajarem no projeto de organização de uma Feira de Economia Solidária no Glicério, com o objetivo de escoar a produção das oficinas de geração de renda das entidades da região, promover a rearticulação do tecido social do Glicério e o desenvolvimento econômico de toda a região através da criação de um grande espaço de comércio justo para os empreendedores populares do Glicério.
Ao final do evento o senhor Carlos do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável entregou para o senhor Maurício Messias, gerente DRS do Banco do Brasil para São Paulo, o caderno "Políticas Públicas de Coleta Seletiva com Inclusão dos Catadores e Catadoras: Agenda de Ações 2008" (clique aqui para download da publicação).
A primeira reunião para organização da feira de economia solidária do Glicério será no dia 23 de setembro, às 15horas no EIS Glicério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário