A iniciativa de escrever o projeto vencedor começou em uma reunião do grupo de trabalho de meio ambiente do Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério. Inicialmente pretendia-se disputar um edital do Banco Itaú, mas após um debate sobre outros editais decidiu-se pelo edital do HSBC Solidariedade /ITCP.FGV, pois havia maior chance de ganhar neste edital que é voltado para projetos de economia solidária.
Desta forma houve a união da Fundação Orsa/EIS Glicério, do Instituto Viva Melhor/Hospital Bandeirantes, da Cooperglicério e de moradores do Glicério organizados pelo Fórum de Desenvolvimento Local. Em uma semana de trabalho constante, telefonemas, cotações, reuniões, e muitas horas em frente ao computador, o grupo de trabalho de meio ambiente inscreveu o projeto através da pessoa jurídica do Instituto Viva Melhor.
Após algumas semanas todo o trabalho de articulação do Fórum de Desenvolvimento Local foi coroado com a escolha, por parte do HSBC Solidariedade/ITCP.FGV, do projeto de coleta de óleo de cozinha. A grande novidade desse projeto em relação à coleta de óleo já existente é a criação do disk coleta da Cooperglicério, da mecanização da coleta de óleo através de carrinhos elétricos e do envolvimento do empresariado da Liberdade em um sistema de coleta seletiva com geração de renda para a comunidade do Glicério.
O resultado desse esforço comunitário é fruto da articulação de todas as entidades e pessoas envolvidas no Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério.
O carrinho elétrico Ecotransporte
O carrnho elétrico que será adquirido tem um motor elétrico de 1,0 hp, o veículo tem capacidade para transportar 300 quilos de carga. Sua autonomia é de 4 a 5 horas de movimento contínuo. O carrinho é equipado com duas baterias de 150 amperes. A recarga completa da bateria leva em torno de 6 horas. O acionamento do motor e o controle de velocidade são feitos manualmente apertando dois botões localizados no guidão.
As dimensões e características do carrinho elétrico são semelhantes às dos convencionais, de tração humana ou animal. Mede 2,10 metros de comprimento por 2,10 metros de altura e 95 centímetros de largura. A carroceria é fabricada em esquadria de ferro e tela metálica, bem resistente para o transporte de carga. A gaiola é removível, podendo ser retirada para facilitar o descarregamento. O único “opcional” que diferencia o carrinho elétrico dos convencionais é um toldo que protege o condutor do sol e da chuva.
Além de facilitar muito o trabalho do catador, o carrinho elétrico garante maior segurança, pois é equipado com setas de sinalização eletrônica e o guidão protege o condutor contra riscos de atropelamento no trânsito.
As dimensões e características do carrinho elétrico são semelhantes às dos convencionais, de tração humana ou animal. Mede 2,10 metros de comprimento por 2,10 metros de altura e 95 centímetros de largura. A carroceria é fabricada em esquadria de ferro e tela metálica, bem resistente para o transporte de carga. A gaiola é removível, podendo ser retirada para facilitar o descarregamento. O único “opcional” que diferencia o carrinho elétrico dos convencionais é um toldo que protege o condutor do sol e da chuva.
Além de facilitar muito o trabalho do catador, o carrinho elétrico garante maior segurança, pois é equipado com setas de sinalização eletrônica e o guidão protege o condutor contra riscos de atropelamento no trânsito.
Um comentário:
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