Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Discurso do participante do Fórum na Festa do Ei, na integra transcrito pelo próprio Ivan Moraes

“Pare de reclamar, faça parte da solução”.

Parece que só sabemos reclamar... De tudo...
Reclamamos do nosso bairro, da cidade, do País, do emprego e da família...E o que fazemos para transformar nossa indignação, nosso bairro, nossa País?

Por que o Glicério, onde vivemos ou trabalhamos, é uma área tão degradada?

Por que, sendo uma região com tantos potenciais, se transformou ao longo dos anos em um espaço de inúmeros problemas? Pior, a indiferença dos seus habitantes e da população da cidade em geral, faz com que esse cenário passe a fazer parte do cotidiano, como se outro ambiente não fosse possível.
Uma certa omissão, de forma velada, dá um certo ar de...Deixa pra lá...É assim mesmo...

A região do Glicério, uma área central em São Paulo, a poucos metros da Praça da Sé, suprida de infra-estrutura, equipada com equipamentos públicos, sistema viário, transformou-se ao longo de anos em um perímetro extremamente degradado. O lixo é disposto nas ruas a céu aberto, num flagrante dano à saúde e ao ambiente. Também, como de fossem depósitos de resíduos, as habitações coletivas amontoam gente encortiçada, em condições subumanas. Que entes são responsáveis pela degradação e por estes desperdícios materiais e humanos? Certamente, várias respostas respondem essa questão.

As soluções existem! Um outro Glicério é possível!