Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

quarta-feira, 21 de maio de 2008

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ata da reunião do Fórum de Desenvolvimento do Glicério 08/05/08


Tema: Reunião do Fórum de Desenvolvimento do Glicério
Data: 08/05/08
Local: EIS Glicério
Participantes: 53 pessoas (membros da comunidade, Fórum do Cidadão Idoso, Banco do Brasil, Conselho Municipal do Idoso, Cáritas, Sociedade Muçulmana, SINTHORESP, Instituto Viva Melhor, Cooperglicério, Conselho Gestor de Saúde, SMADS)




Horário: 18h20 às 20h45

Informes:

Apresentação da nova equipe do Núcleo de Desenvolvimento Local do EIS-Glicério: Foram apresentados ao Fórum os novos agentes de desenvolvimento local do Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária do EIS-Glicério. Os novos agentes são: André da Silva Takahashi, sociólogo formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) com experiência em pesquisa de mercado, ativismo midiático junto a movimentos sociais e Desenvolvimento Local durante a gestão municipal de São Paulo, de 2002 a 2004; e Nailer Rodriguez, bióloga, especialista em saúde pública, responsabilidade social e terceiro setor e atualmente está se especializando em gestão de organização do terceiro setor.
Fórum de Desenvolvimento do Glicério no 1º Fórum Nossa São Paulo: A equipe do Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária do EIS Glicério informou que participará do 1º Fórum do Movimento Nossa São Paulo, tendo cadastrado a experiência do Fórum de Desenvolvimento do Glicério como exemplo de proposta para o município.

A proposta do Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério pode ser conferida nesse link: http://www.nossasaopaulo.org.br/forum/index.php?op=proposta&proposta=572&url=L2ZvcnVtL2luZGV4LnBocD9vcD1wcm9wb3N0YV9saXN0YSZwYWc9MTE=

Palestra “Lazer na 3ª idade”: Atividade do SESC na Câmara Municipal de São Paulo, dia 12/05 às 14hs


Fórum do Cidadão Idoso: Foi divulgado que as reuniões do Fórum do Cidadão Idoso estão ocorrendo todo mês na Câmara Municipal.


Lançamento do Jornal da 3ª Idade: Concurso de Poesias (não foi informado local e data)
Assembléia de eleição do novo conselho administrativo da Cooperglicério: Bispo convidou os presentes à irem como observadores na assembléia de Eleição da Cooperglicério. A assembléia ocorrerá no dia 27 de maio, às 10h00, na sede da Cooperglicério.
Pauta:

Pesquisa Ibope: Apresentação da pesquisa “cadastro domiciliar”

Material de Comunicação: Avaliação do folheto de divulgação do Fórum

Curso de qualificação cidadã para os membros do Fórum: Proposta de formação cidadã – módulos de 4 horas quinzenais, total de 7 encontros.

Meio Ambiente: Ativação do GT meio ambiente e levantamento de propostas e soluções

PAUTA

1 - Cadastramento IBOPE:
Representantes da SMADS e do IBOPE apresentaram às lideranças presentes na reunião do Fórum o “cadastramento domiciliar”; que servirá para planejar ações sociais da prefeitura na região. A apresentação da pesquisa e esclarecimento de dúvidas duraram cerca de 40 minutos.

2 - Material de Comunicação:
O Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária do EIS Glicério apresentou uma proposta de folheto pra divulgar o Fórum. Os membros do Fórum levaram algumas amostras para avaliarem melhor e enviarem sugestões.

3 - Programa de Formação Cidadã:

Na reunião anterior foi apresentada a proposta de um curso de Formação Cidadã, composto por sete módulos de 4 horas. Isabel informou que a Fundação Orsa e a prefeitura aprovaram apoio financeiro para a realização do curso, restando ao Fórum de Desenvolvimento sistematizar e entregar a proposta mais adequada para nossas necessidades. Devido ao fato de muitos presentes estarem em sua primeira reunião Ivan sugeriu que a proposta do curso seja incluída na ata e enviada por email e carta aos membros do Fórum para que os mesmos possam avaliá-la com calma e tomar uma decisão definitiva na próxima reunião.

4 - Meio Ambiente:

Conforme decidido na reunião anterior iniciou-se a discussão de propostas relativas ao eixo meio-ambiente do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), visando colocar em ação o Grupo de Trabalho que executará os projetos desse eixo. Nesse momento, a reunião tomou um uma dinâmica um pouco mais dispersa devido as diversas dúvidas dos presentes, principalmente dos que estavam em sua primeira reunião. Dessa forma, visando deixar a leitura da ata menos cansativa, o sistematizador optou por juntar, de forma pontual, as diversas propostas que surgiram neste momento.

Além disso, durante a discussão dessa pauta, Ivan expôs a necessidade de, paralelamente, colocarmos em funcionamento o Grupo de Trabalho Espaços Públicos por sua estreita relação com o Grupo de Trabalho Meio Ambiente. Como ninguém levantou objeção ficou decidido que na próxima reunião (que será no dia 29/05) cada membro do Fórum irá se voluntariar em algum dos Grupos de Trabalho para iniciar, imediatamente, a implantação dos projetos e ações que forem aprovadas pelo Fórum.

Propostas para o GT Meio ambiente:

Programa de Educação Ambiental: Ivan trouxe a proposta inicial de um Programa de Educação Ambiental voltado para a comunidade do Glicério (moradores de cortiço; alunos e professores da rede pública e privada de ensino; zeladores de condomínio e trabalhadores do comércio). O objetivo geral da proposta é formar cidadãos responsáveis em relação à limpeza urbana e à estética da região do Glicério. O projeto do Programa de Educação Ambiental será enviado por email aos participantes do Fórum e disponibilizado no EIS Glicério para quem quiser uma cópia impressa. Na próxima reunião os participantes deverão trazer sugestões iniciais de alteração que serão discutidas em reunião específica do GT de Meio Ambiente após este estar estruturado.

Visita do Fórum de Desenvolvimento à Cooperglicério: Isabel propôs que o Fórum de Desenvolvimento do Glicério visite a Cooperglicério para conhecer de perto o trabalho dos catadores. A equipe do Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária irá consultar os membros do Fórum via telefone e email para definir a melhor data para uma visita.

Coleta de óleo dos hotéis e restaurantes: Aurea do Instituto Viva Melhor fez uma breve apresentação da campanha de reciclagem do óleo de cozinha que é apoiada pelo Fórum de Desenvolvimento. Aiglon Viviani, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de São Paulo (SINTHORESP), disse que sua entidade está com muita vontade de articular a reciclagem do óleo de cozinha dos seus filiados começando pela região do Glicério e Liberdade. O Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária do EIS Glicério irá articular uma reunião entre Cooperglicério, SINTHORESP e Instituto Viva Melhor para encaminhar essa nova ação articulada dentro do Fórum.

Intervenção do Fórum de Desenvolvimento do Glicério na feira livre da rua Junqueira Freire: André fez um breve relato sobre uma reunião que ocorreu entre o Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária do EIS Glicério, o Núcleo de Informação e Cultura do EIS Glicério e representantes do Projeto sócio-cultural Dulcinéia Catadora. A reunião tinha como objetivo conhecer o Projeto Dulcineia Catadora e ver possibilidades de atuação conjunta. Da reunião surgiu a idéia de realizarmos uma ampla intervenção na Feira Livre da rua Junqueira Freire que ocorre aos domingos, de forma a aplicar o PDL do Fórum de Desenvolvimento através de diversas frentes (econômica, ambiental, cultural e social). A feira livre foi escolhida por ser um espaço público freqüentado por muitos moradores do Glicério e ter um alto potencial de reciclagem (lixo, alimentos desperdiçados), divulgação e multiplicação de valores junto à comunidade. O Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária vai avaliar as possibilidade de intervenção na feira e elaborar um pré-projeto pra ser apresentado na próxima reunião do Fórum.

Rua Sinimbu: Dona Maria, moradora participante do Fórum, denunciou o estado de abandono da rua Sinimbu. O Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária fará uma visita à rua e apresentará um diagnóstico na próxima reunião. Dona Maria propôs discutir, de alguma forma, a relação “homem e lixo”.

Propostas para o GT Espaço Público:

Respeitando a divisão de tarefas por grupos de trabalho (GT) colocamos a proposta referente à recuperação de praças do Glicério como pauta do GT Espaço Público. Essa recuperação poderá ser concretizada através das ações do PAVS: Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis - Construindo Políticas Públicas Integradas na cidade de São Paulo, parceria das Secretarias de Saúde, Verde e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, junto aos agentes comunitários de saúde que terão um papel de mobilização da comunidade para se apropriarem dessas praças e conservá-las.

Observação: No dia seguinte, 09 de maio, a Nailer entrou em contato com o gestor do PAVS da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cambuci. Foi marcada uma reunião do Núcleo de Desenvolvimento Local com o gestor da UBS local para o dia 15/05 às 10h00. O objetivo da reunião é apresentar o Fórum para o gestor, analisar possíveis praças da região pra integrarem o programa e convidá-lo para a próxima reunião do Fórum. Membros do Fórum que quiserem acompanhar a reunião junto com o Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária entrem em contato com a Nailer pelo telefone 35399301 ou pelo email glicerio_forum@ig.com.br .

Praças listadas pelo Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária para serem apresentadas na reunião com o PAVS:

- Praça José Malheiros
- Praça do Bombeiro
- Praça Nina Rodrigues
- Praça Triangular


Avaliação dos membros do Fórum e do Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária

- Reclamações de antigos participantes que o fórum tem muita reunião e pouca ação. Porém, o Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária avalia que está tudo dentro do previsto, pois até alguns meses atrás o PDL ainda estava sendo elaborado e sem ele não era possível realizar ações conseqüentes no território.
- Um morador disse que estamos em ano eleitoral então é hora de fazer propostas e cobrar.
- Uma moradora disse que a linguagem dos facilitadores tem que ser menos técnica. Usam-se muitos jargões do terceiro setor e isso afasta os moradores que não estão acostumados à participação política.
- O Núcleo de Mobilização, Articulação e Participação Comunitária ainda está acumulando muitas tarefas, precisamos de metas de participação dos outros integrantes do Fórum na medida em que os GTs forem tomando corpo.
- Reforçar o pedido de apoio aos Agentes de Proteção Social (APS) do EIS Glicério na divulgação das reuniões e ações do Fórum, principalmente para os usuários do EIS e beneficiários do Ação Família.

PRÓXIMA REUNIÃO DO FÓRUM:

Data 29/05/08, Hora 18h00, Local EIS Glicério, rua Barão de Iguape, 900.

Pauta da próxima reunião

- Dinâmica dos “smiles”
- Apresentação dos participantes e do Fórum
- Informes
- Avaliação do folheto e proposta de novos meios de comunicação do Fórum
- Divisão dos participantes nos Grupos de Trabalho Meio Ambiente e Espaços Urbanos
- Avaliação do projeto de formação cidadã
- Avaliação do projeto de formação ambiental
- Apresentação do pré-projeto de intervenção na feira livre- Avaliação da reunião, encaminhamentos e propostas de pauta