Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ata dos GT DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Reunião GT de Desenvolvimento Econômico - 07 de outubro

Tema:
Organização da Feira de Economia Solidária do Glicério
Data: 07/10/08
Local: EIS Glicério
Horário: 15h30 as 17h00
Participantes: Equipe EIS Glicério, Grupo Beleza Artesanal (ex-alunas do EIS), Cooperglicério e RENDER.

OBJETIVOS DA REUNIÃO: Obter da comunidade e parceiros propostas para a efetivação da Feira.

METODOLOGIA: A reunião do GT de Desenvolvimento Econômico utilizou a metodologia de separação em pequenos grupos e visualização por tarjetas para obter a maior participação na elaboração das respostas.Após a conversa cada grupo apresentou sua resposta para que esta fosse acrescida de sugestões dos demais participantes. Os resultados seguem abaixo:

Onde pode ser realizada a feira?
Igreja da Paz
Praça dos Bombeiros
Praça do GREMI (IAPI)
Praça Ministro Costa Manso
Espaço abaixo do viaduto do Glicério, em frente à Associação Minha Rua Minha Casa
Espaço da Eletropaulo
Espaço da Ache (Fábrica de Cidadania)

Qual a periodicidade da feira? Que data pode ser iniciada a feira?
Sábado e domingo
13 de dezembro (sábado)
20 de dezembro
Mensal
Quinzenal
Semanal

Qual o nome da Feira?
Feirinha do Glicério
Feira de Artes Reciclaglicério
Feira de Meio Ambiente
Feira Cultura Artesanal
Feira do Glicério
Feira de Artes do Glicério
Artesanato no Glicério
Feira de Desenvolvimento Econômico
Feira UniGlicério

Quais ações e atividades devem ser realizadas para a concretização da feira?
Criação de grupos de trabalho (cultura, infra-estrutura, comunicação)
Articular grupos parceiros interessados em participar da feira
Produtos de qualidade
Organizar o espaço da feira
Organizar a divulgação da feira
Reunião dos grupos participantes de forma contínua
Organizar os grupos para discutir a produção
Captar recursos financeiros
Providenciar transporte e infra-estrutura

Durante as respostas a equipe técnica percebeu que os moradores enfrentaram muita dificuldade ao responder a questão “Quais ações e atividades devem ser realizadas para a concretização da feira?”, chegando a confundir ações com valores morais, como “pontualidade” e “compromisso” .

Após o esclarecimento da equipe técnica os moradores conseguiram dar encaminhamento à dinâmica.

O grupo Beleza Artesanal propôs que a Feira fosse realizada a partir de novembro. Porém, a equipe técnica expôs as dificuldades do EIS em organizar a feira em tão pouco tempo.

ENCAMINHAMENTOS

Iniciou-se uma discussão a respeito da divisão de trabalho, mas devido à presença de poucos parceiros ficou decidido que a equipe técnica irá priorizar os contatos p2p para potencializar a reunião do dia 21, na qual pretende-se definir nome, local e data e iniciar a divisão de tarefas entre comunidade e organizações do território.

ATA REUNIÃO GT DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - 21/10/2008

Tema: Organização da feira do Glicério
Data: 21/10/2008
Local: Eis- Glicério
Horário: 15h00 as 16h30
Participantes: EIS Bela Vista, EIS Glicério, EIS Sé, CESPROM, Fala Mulher, Beleza Artesanal, Pólo Cultural da 3ª Idade, Conselho Municipal do Idoso e Banco do Brasil.

OBJETIVOS DA REUNIÃO: Organização da Feira do Glicério: definição do nome e do local da feira; divisão de tarefas organizativas.

RELATO DO EIS BELA VISTA:

- Andréia, ADL do EIS Bela Vista, deu um valioso relato da sua experiência na organização da feira de domingo na escadaria da 13 de maio. Através o seu relato o GT de Desenvolvimento Econômico estabeleceu um “passo-a-passo” dentro da burocracia municipal para viabilizar a Feira do Glicério até a primeira quinzena de dezembro. A equipe técnica do EIS Glicério articulará os seguintes atores para a viabilização da feira: Antônio Augusto, coordenador nacional do projeto Nós do Centro; Paulo Mortari, assessor de eventos da subprefeitura Sé e Angela Eliane de Marchi, do CASD.

LOCAL DA FEIRA:

- Ficou decidido que a organização da feira irá requerer, preferencialmente, a Praça José Luiz de Mello Malheiro para a feira. Esta praça foi escolhida por ser localizada no centro geográfico da região do Glicério e por estar próxima da feira livre da rua São Paulo, que acontece aos domingos.

- Devido ao caminho burocrático está inviável realizar a feira em novembro. Será mantida a proposta de realizar a feira no final de semana de 13 de dezembro.

NOME DA FEIRA:

- A organização da feira decidiu que o nome da mesma será Feira de Artes do Glicério. Apesar da feira não ter mais a denominação “economia solidária” ela materá o caráter de inclusão social, pois dará preferência para empreendimentos apoiados por organizações sociais ou artesãos do território do Glicério que se encontrem em vulnerabilidade social.

DEFINIÇÃO DE EXPOSITORES:

Até o presente momento foram definidos os seguintes expositores:

- EIS Glicério: oficinas de geração de renda
- Beleza Artesanal: grupo de artesanato e brindes aromáticos
- EIS Bela Vista: grupo de artesanato
- CESPROM: grupo de costura
- Fala Mulher: grupo de costura, mas ainda precisa confirmar interesse em participar da feira.

Os expositores não se restringirão aos grupos citados acima. Na próxima reunião do GT será discutida a melhor forma de convite para novos grupos e artesãos.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

A parte da programação cultural ainda está totalmente em aberto.

PRÓXIMA REUNIÃO:

A próxima reunião do GT de Desenvolvimento Econômico será no dia 04 de novembro, às 15h00.


Reunião GT Desenvolvimento Econômico

Tema
: Feira de Artes do Glicério
Data: 04/11/08
Local: EIS - Glicério
Horário: 15h00 as 17h00
Apresentação dos participantes:Núcleo de Mobilização Social - EIS Glicério, EIS- Sé, Beleza Artesanal, Centro de Referência dos Trabalhadores - Sé, Grupo Render, Núcleo de Informação e Cultura, Moradores do Bairro.

Objetivos da reunião:Organizar a Feira de Artes do Glicério

Roda de Conversa - Núcleo de Mobilização Social - Apresenta e contextualiza para os participantes todo o projeto de construção e elaboração da Feira de Artes do Glicério.

Yara - Pontua que algumas pessoas do Grupo Render não receberam recado sobre as reuniões dos GTs. Ela também conta que o grupo está dividido, cada um vendendo suas mercadorias. As mulheres do grupo estão participando das feiras do Anhangabaú e Benedito Calixto.

Núcleo de Inserção Produtiva – Avisa que as reuniões do RENDER vão acontecer todas as quartas-feiras junto às reuniões das Atividades Sócio-educativas.

Núcleo de Cultura – Pontuou que as intervenções culturais precisam se aproximar da idéia da feira para que as atrações não sejam descoladas das vendas. Os participantes ficam em dúvida se esta estratégica é melhor porque é possível considerar a questão da diversidade cultural.

Ludovico: Expõe que ficou difícil a compreensão dos objetivos da feira. O núcleo esclareceu as dúvidas e entregou o projeto piloto para que ela e algumas pessoas entendessem o processo de composição da feira.

Na reunião foi colocada a dificuldade de encontrar barracas padronizadas para a Feira. Os participantes indicam que algumas opções podem ser contatadas como o Padre Lírio da Igreja da Paz, José Luis da Feira de Economia Solidária e uma organização que presta serviços na Feira do Anhangabaú que cobra uma taxa de utilização de R$ 10,00. Foi também indicada quie o Pólo da 3ª idade tem algumas barracas e que também podem ser alugadas. Foi combinado que os Núcleos irá verificar essas alternativas e trazer as possibilidades na próxima reunião.

Foram decididos os grupos e pessoas que tem interesse em participar da Feira, são elas:

Beleza Artesal ( bisqui, brindes aromáticos, produtos reciclados )

EIS –Sé

EIS – Bela Vista

Roberta/ Mario ( bijuterias/semi-jóias)

Nilza ( chocolate )

Simone/ Eulália ( pano de prato)

Maria de Lourdes/ Maria Lindomar ( meia de seda, chinelos, crochê )

Cooperglicério ( material reciclado e usados)

Jacira ( quinquilharias)

Black ( barraca cultural )

Maria do Carmo (pano de prato pintado, crochê)

A próxima reunião será no dia 18/11 – terça-feira às 15 horas.

Fica acertado que verificará a organização da feira, a definição de todos os expositores, as atrações culturais, a autorização da prefeitura e a quantidade de barracas que a Feira comportará.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ATAS DO GT DE MEIO AMBIENTE. setembro/outubro/novembro

Segue abaixo todas as atas do grupo de trabalho de meio ambiente desde setembro. Nossa próxima reunião será dia 25 de novembro às 18h00 no EIS Glicério, rua Barão de Iguape, 900.
Reunião GT de MEIO AMBIENTE / novembro /2008

Tema:
Elaboração do Programa de Educação Ambiental do Glicério
Data: 06/11/08
Local: EIS Glicério
Participantes: 7 participantes.
Horário: 16h30 as 18h00
APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:Equipe EIS Glicério e moradores do bairro

OBJETIVOS DA REUNIÃO:

Elaborar de forma participativa um programa de educação ambiental para o Glicério

INFORMES:

Faltas
Áurea do IVM não pode comparecer à reunião por estar em atividade da campanha do óleo. Sérgio Bispo não pode comparecer por estar em reunião de crédito habitacional. Marcos da Associação de Moradores do Cambuci não pôde comparecer por estar trabalhando.

UTC
Os partipantes do GT foram informados sobre a proposta do Cassiano da participação de um representante do Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério nas negociações entre catadores e subprefeitura para a implantação da Unidade de Triagem e Comercialização do Glicério (UTC).

Decidiu-se que a representante do Fórum de Desenvolvimento Local nas negociações será Áurea Barros do IVM. Sérgio Bispo se encarregará de mobilizar os demais grupos de catadores para marcar uma próxima reunião com Cassiano e subprefeitura.

Conselho Regional de Meio Ambiente e Cultura de Paz
Ivan, representante do Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério no Conselho Regional de Meio Ambiente e Cultura de Paz da subprefeitura Sé, informou que o conselho recém empossado está marcando a data da primeira reunião. Quando a data for decidida o GT de meio ambiente será informado para levar suas pautas.

ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO GLICÉRIO

O GT de Meio Ambiente conseguiu definir as estratégias para concretizar os objetivos definidos para o programa. O resultado obtido foi fruto de diversas reuniões com a comunidade buscando sempre o consenso em torno do programa de educação ambiental. Segue abaixo os objetivos e suas estratégias correspondentes:

Objetivo Geral:
Promover a cidadania ambiental na perspectiva do desenvolvimento sustentável, resignificando a imagem do Glicério.

Objetivos específicos:

1) Contribuir para a mudança de atitude
- Ações demonstrativas em ruas escolhidas como prioritárias pelo GT.
- Tais ações demonstrativas consistirão em atividades lúdicas combinadas com oficinas (ambientais, consumo, horta comunitária, saúde) palestras, exposições.
- Intervenção em feiras de alimentos do território

2) Fortalecer os programas de educação ambiental em instituições de ensino
- Distribuição de Kits de educação ambiental
- Exposição sobre a questão do meio-ambiente
- Cinema Ambiental nas escolas
- Oficinas/ maquetes com visão de futuro

3) Estimular a transformação visual do bairro
- Viabilizar a instalçao de lixeiras de calçada e containeres no Glicério
- Articulação com o Programa de Cortiços da SEHAB, visando criar ambientes saudáveis para seus moradores.

4) Promover a Economia Solidária
- Oficinas e atividades de formação em economia solidária
- Oficinas de horta e artesanato dentro e fora do espaço do EIS Glicério
- Promover a Feira de Trocas Solidária da Associação Minha Rua Minha Casa.

5) Potencializar a coleta seletiva no bairro
- Implantar a coleta seletiva nas ruas que serão priorizadas pelo programa de educação ambiental.

Encaminhamentos:

- Equipe do EIS Glicério trará propostas de ruas prioritárias para a próxima reunião do GT meio ambiente.

- A próxima reunião terá caráter de apresentação da proposta para os demais atores do bairro, sempre enfatizando que ela foi construída coletivamente. O objetivo é buscar mais parceiros para a viabilização do programa de educação ambiental.

- Todos os membros do GT meio ambiente se empenharão em mobilizar os atores sociais relevantes do território para a próxima reunião. Ivan se comprometeu a sensibilizar a Cida, coordenadora da escola Duque de Caxias.

Próxima reunião: 25 de novembro, quinta-feira, às 18h00
------------------------------------------------------------------------------------------------
Reunião GT de MEIO AMBIENTE 16/ outubro/ 2008
Tema:
Elaboração do Programa de Educação Ambiental do Glicério

Data: 16/10/08
Local: EIS Glicério

Participantes: 12 participantes
Horário: 18h00 as 20h30

APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:Equipe EIS Glicério, Cooperglicério, Recifran, Cáritas Sé, moradores do bairro e Instituto Viva Melhor
OBJETIVOS DA REUNIÃO:

Dar continuidade ao planejamento do Programa de Educação Ambiental da Baixada do Glicério.

RELATO DA REUNIÃO:

Os participantes avaliaram que era preciso estabelecer os objetivos específicos antes de dar andamento no planejamento e formulação de estratégias.

Após reler as atas das reuniões anteriores o GT os objetivos específicos do programa de educação ambiental. Segue abaixo o objetivo geral tirado na reunião do dia 18 de setembro e os objetivos específicos:

Objetivo Geral:

Promover a cidadania ambiental na perspectiva do desenvolvimento sustentável, resignificando a imagem do Glicério

Objetivos específicos do Programa de Educação Ambiental

- Promover a Economia Solidária
- Contribuir para a mudança de atitude
- Potencializar a coleta seletiva no bairro
- Fortalecer os programas de educação ambiental em instituições de ensino
- Estimular a transformação visual do bairro.

Ficou decidido que a próxima reunião do GT definirá metas e ações detalhadas para cada objetivo específico.

Foi explicado aos participantes que a definição de metas e ações é importante para que possamos avaliar o impacto do programa de educação ambiental.

ENCAMINHAMENTOS:

Os participantes decidiram alterar o horário das reuniões do GT. A partir de agor ao GT irá alternar o horário de suas duas reuniões mensais: a primeira reunião do mês será às 16h30, e a segunda reunião será às 18h00.
A próxima reunião do GT meio ambiente ficou para o dia 06/11, às 16h30 no EIS Glicério.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
ATA GT do MEIO AMBIENTE 18.09.08

Tema:
Programa de Educação Ambiental do GlicérioData: 18/09/2008
Local: EIS Glicério
Horário: 18h00 as 21h00

Participantes:
13
APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:Núcleo de Mobilização Social - EIS Glicério, Cáritas, Cooperglicério, MNCR - Comitê da Cidade, Instituto Viva Melhor; Recifram; Cáritas Sé; José Luis Simonetti ( morador Santa Cecília ) ; Marcos de Oliveira ( morador do Cambuci )OBJETIVOS DA REUNIÃO:- Construir de forma participativa o Programa de Educação Ambiental do Glicério

INFORMES DE SETEMBRO

- Começamos a abertura dos trabalhos com cada participantes comunicando os informes e agendas de setembro:

- Programa de Formação Educação Cidadã ( 20/09)
- GT de Desenvolvimento Econômico (23/09)
- Eleição para o Conselheiro de Meio Ambiente e Cultura de Paz (23/09)
- 1º Encontro sobre saúde no Glicério (27/09)
- Ato pela Vida na Praça da Sé (19/09)

- Estiveram presentes no GT de Meio Ambiente os candidatos à eleição do Conselho Regional de Meio Ambiente e Cultura de Paz da Subprefeitura Sé: Ivan Souza Moraes, Carlos Cavalcante do Comitê da Cidade/ MNCR, Marcos Oliveira e Sérgio da Silva Bispo da Cooperglicério, que explicaram o processo eleitoral e ficaram de nos informar as condições de voto dos cidadãos trabalhadores da região. Houve novamente a solicitação de um transporte que possa conduzir as pessoas até o local de votação. O Núcleo de Mobilização Social ficou de confirmar se há a possibilidade de viabilizar o transporte.

PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Núcleo de Mobilização Social sugeriu que o grupo participasse de uma dinâmica que chamamos de “técnica de visualização com targetas” para que de forma democrática e participativa as pessoas construíssem uma estrutura de Programa de Educação Ambiental para o Glicério.

Nesta dinâmica separamos o grupo em grupos menores e passamos a seguinte pergunta pra ser respondida:

1 - Porque ter um programa de Educação Ambiental?

Os participantes responderam a pergunta e depois abrimos para um debate e reflexão dos itens que foram apontados como importantes. Obtivemos as seguintes respostas:

Porque ter um programa de Educação Ambiental?

Saúde pública
Questão de prioridade para o bairro
Geração de renda para os catadores
Contribuir com a construção da cidade educadora e sustentável
Re-significar a imagem que a população tem da região
Fortalecer o engajamento da população em movimentos e campanhas de Educação Ambiental
Promover a Cidadania Ambiental
Quebrar o estigma da população em relação aos catadores
Para melhorar a estética do bairro
Melhorar qualidade de vida
Mudança de atitude
As pessoas não têm consciência ambiental
Promover o consumo consciente
Intensificar a coleta seletiva do bairro
Aumentar a organização dos catadores e cooperados avulsos
Diminuir níveis de desperdício

Após analise deste conteúdo foi escolhido o objetivo geral que ganhou a seguinte configuração:

“Promover a cidadania ambiental na perpesctiva do desenvolvimento sustentável resignificando a imagem do Glicério”.

Como a dinâmica tomou grande parte do tempo o grupo de trabalho decidiu terminar a dinâmica no próximo encontro e completar o quadro com as seguintes questões:

Para quem se destina este programa?
Quando?
Onde?
Quais as melhores estratégias
Quais os parceiros que contribuirá para execução do programa?


ENCAMINHAMENTOS:

Para concluir a primeira etapa do Programa de Educação Ambiental do Glicério, os participantes decidiram marcar a próxima reunião do GT de Meio Ambiente para o dia 02 de outubro às 17 horas .

-------------------------------------------------------------------------------------------------
ATA GT MEIO AMBIENTE 04.09.08

Tema: Conselho Regional de Meio Ambiente e Unidade de Triagem Central
Data: 04/09/08
Local: EIS GlicérioParticipantes: 13 participantes
Horário: 18h30 as 21h00
APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:EIS Glicério, Cáritas, Cooperglicério, Morador do Cambuci, MNCR, Comitê da Cidade, Coorpel, Coopersampa e Moradores do Bairro.13 participantes

OBJETIVOS DA REUNIÃO:- Escolher o candidato do Fórum de Desenvolvimento do Glicério para o Conselho Regional do Meio Ambiente e Cultura de Paz

- Organizar o Comitê da Sociedade Civil que será proposto para a subprefeitura Sé.

CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE:

- Foi apresentado o que é o Conselho Regional do Meio Ambiente e Cultura de Paz

- Dois membros do Fórum se candidataram, Denise Leite e Ivan Moraes. Denise retirou a candidatura por não ter disponibilidade de tempo, então Ivan Moraes foi escolhido como o candidato do Fórum para o Conselho Regional do Meio Ambiente.

- O Fórum irá apoiar o candidato Ivan através da mobilização de eleitores entre sua rede. COMITÊ GESTOR DA UNIDADE DE TRIAGEM E COMERCIALIZAÇÃO (UTC):

Foram escolhidos os membros da sociedade civil que serão propostos para compor um Comitê Gestor do projeto da UTC. A composição do comitê gestor será a seguinte:

- André e Rosângela (ORSA)
- Sérgio Bispo e Maria Madalena (Cooperglicério)
- Carlos (MNCR)
- Denise Leite (Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério)

A Coopersampa decidiu pensar melhor se vai compor o Comitê, pois a posição inicial da Coopersampa é ser contra a implantação da UTC.

ENCAMINHAMENTOS:

Os técnicos do Núcleo de Mobilização Social irão elaborar o ofício com os nomes do comitê da sociedade civil e as perguntas adicionais que o Fórum elaborou sobre a UTC. As perguntas são:

- Por quê houve alteração da proposta original do PAC de Resíduos Sólidos para a proposta da UTC que não contempla o projeto do Movimento dos Catadores?

A pergunta acima foi escolhida como o contraponto à proposta da prefeitura e ponto de partida do diálogo.

A próxima reunião do GT de meio ambiente será no dia 18 de setembro, e o tema será PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO GLICÉRIO.