Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ata dos GT DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Reunião GT de Desenvolvimento Econômico - 07 de outubro

Tema:
Organização da Feira de Economia Solidária do Glicério
Data: 07/10/08
Local: EIS Glicério
Horário: 15h30 as 17h00
Participantes: Equipe EIS Glicério, Grupo Beleza Artesanal (ex-alunas do EIS), Cooperglicério e RENDER.

OBJETIVOS DA REUNIÃO: Obter da comunidade e parceiros propostas para a efetivação da Feira.

METODOLOGIA: A reunião do GT de Desenvolvimento Econômico utilizou a metodologia de separação em pequenos grupos e visualização por tarjetas para obter a maior participação na elaboração das respostas.Após a conversa cada grupo apresentou sua resposta para que esta fosse acrescida de sugestões dos demais participantes. Os resultados seguem abaixo:

Onde pode ser realizada a feira?
Igreja da Paz
Praça dos Bombeiros
Praça do GREMI (IAPI)
Praça Ministro Costa Manso
Espaço abaixo do viaduto do Glicério, em frente à Associação Minha Rua Minha Casa
Espaço da Eletropaulo
Espaço da Ache (Fábrica de Cidadania)

Qual a periodicidade da feira? Que data pode ser iniciada a feira?
Sábado e domingo
13 de dezembro (sábado)
20 de dezembro
Mensal
Quinzenal
Semanal

Qual o nome da Feira?
Feirinha do Glicério
Feira de Artes Reciclaglicério
Feira de Meio Ambiente
Feira Cultura Artesanal
Feira do Glicério
Feira de Artes do Glicério
Artesanato no Glicério
Feira de Desenvolvimento Econômico
Feira UniGlicério

Quais ações e atividades devem ser realizadas para a concretização da feira?
Criação de grupos de trabalho (cultura, infra-estrutura, comunicação)
Articular grupos parceiros interessados em participar da feira
Produtos de qualidade
Organizar o espaço da feira
Organizar a divulgação da feira
Reunião dos grupos participantes de forma contínua
Organizar os grupos para discutir a produção
Captar recursos financeiros
Providenciar transporte e infra-estrutura

Durante as respostas a equipe técnica percebeu que os moradores enfrentaram muita dificuldade ao responder a questão “Quais ações e atividades devem ser realizadas para a concretização da feira?”, chegando a confundir ações com valores morais, como “pontualidade” e “compromisso” .

Após o esclarecimento da equipe técnica os moradores conseguiram dar encaminhamento à dinâmica.

O grupo Beleza Artesanal propôs que a Feira fosse realizada a partir de novembro. Porém, a equipe técnica expôs as dificuldades do EIS em organizar a feira em tão pouco tempo.

ENCAMINHAMENTOS

Iniciou-se uma discussão a respeito da divisão de trabalho, mas devido à presença de poucos parceiros ficou decidido que a equipe técnica irá priorizar os contatos p2p para potencializar a reunião do dia 21, na qual pretende-se definir nome, local e data e iniciar a divisão de tarefas entre comunidade e organizações do território.

ATA REUNIÃO GT DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - 21/10/2008

Tema: Organização da feira do Glicério
Data: 21/10/2008
Local: Eis- Glicério
Horário: 15h00 as 16h30
Participantes: EIS Bela Vista, EIS Glicério, EIS Sé, CESPROM, Fala Mulher, Beleza Artesanal, Pólo Cultural da 3ª Idade, Conselho Municipal do Idoso e Banco do Brasil.

OBJETIVOS DA REUNIÃO: Organização da Feira do Glicério: definição do nome e do local da feira; divisão de tarefas organizativas.

RELATO DO EIS BELA VISTA:

- Andréia, ADL do EIS Bela Vista, deu um valioso relato da sua experiência na organização da feira de domingo na escadaria da 13 de maio. Através o seu relato o GT de Desenvolvimento Econômico estabeleceu um “passo-a-passo” dentro da burocracia municipal para viabilizar a Feira do Glicério até a primeira quinzena de dezembro. A equipe técnica do EIS Glicério articulará os seguintes atores para a viabilização da feira: Antônio Augusto, coordenador nacional do projeto Nós do Centro; Paulo Mortari, assessor de eventos da subprefeitura Sé e Angela Eliane de Marchi, do CASD.

LOCAL DA FEIRA:

- Ficou decidido que a organização da feira irá requerer, preferencialmente, a Praça José Luiz de Mello Malheiro para a feira. Esta praça foi escolhida por ser localizada no centro geográfico da região do Glicério e por estar próxima da feira livre da rua São Paulo, que acontece aos domingos.

- Devido ao caminho burocrático está inviável realizar a feira em novembro. Será mantida a proposta de realizar a feira no final de semana de 13 de dezembro.

NOME DA FEIRA:

- A organização da feira decidiu que o nome da mesma será Feira de Artes do Glicério. Apesar da feira não ter mais a denominação “economia solidária” ela materá o caráter de inclusão social, pois dará preferência para empreendimentos apoiados por organizações sociais ou artesãos do território do Glicério que se encontrem em vulnerabilidade social.

DEFINIÇÃO DE EXPOSITORES:

Até o presente momento foram definidos os seguintes expositores:

- EIS Glicério: oficinas de geração de renda
- Beleza Artesanal: grupo de artesanato e brindes aromáticos
- EIS Bela Vista: grupo de artesanato
- CESPROM: grupo de costura
- Fala Mulher: grupo de costura, mas ainda precisa confirmar interesse em participar da feira.

Os expositores não se restringirão aos grupos citados acima. Na próxima reunião do GT será discutida a melhor forma de convite para novos grupos e artesãos.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

A parte da programação cultural ainda está totalmente em aberto.

PRÓXIMA REUNIÃO:

A próxima reunião do GT de Desenvolvimento Econômico será no dia 04 de novembro, às 15h00.


Reunião GT Desenvolvimento Econômico

Tema
: Feira de Artes do Glicério
Data: 04/11/08
Local: EIS - Glicério
Horário: 15h00 as 17h00
Apresentação dos participantes:Núcleo de Mobilização Social - EIS Glicério, EIS- Sé, Beleza Artesanal, Centro de Referência dos Trabalhadores - Sé, Grupo Render, Núcleo de Informação e Cultura, Moradores do Bairro.

Objetivos da reunião:Organizar a Feira de Artes do Glicério

Roda de Conversa - Núcleo de Mobilização Social - Apresenta e contextualiza para os participantes todo o projeto de construção e elaboração da Feira de Artes do Glicério.

Yara - Pontua que algumas pessoas do Grupo Render não receberam recado sobre as reuniões dos GTs. Ela também conta que o grupo está dividido, cada um vendendo suas mercadorias. As mulheres do grupo estão participando das feiras do Anhangabaú e Benedito Calixto.

Núcleo de Inserção Produtiva – Avisa que as reuniões do RENDER vão acontecer todas as quartas-feiras junto às reuniões das Atividades Sócio-educativas.

Núcleo de Cultura – Pontuou que as intervenções culturais precisam se aproximar da idéia da feira para que as atrações não sejam descoladas das vendas. Os participantes ficam em dúvida se esta estratégica é melhor porque é possível considerar a questão da diversidade cultural.

Ludovico: Expõe que ficou difícil a compreensão dos objetivos da feira. O núcleo esclareceu as dúvidas e entregou o projeto piloto para que ela e algumas pessoas entendessem o processo de composição da feira.

Na reunião foi colocada a dificuldade de encontrar barracas padronizadas para a Feira. Os participantes indicam que algumas opções podem ser contatadas como o Padre Lírio da Igreja da Paz, José Luis da Feira de Economia Solidária e uma organização que presta serviços na Feira do Anhangabaú que cobra uma taxa de utilização de R$ 10,00. Foi também indicada quie o Pólo da 3ª idade tem algumas barracas e que também podem ser alugadas. Foi combinado que os Núcleos irá verificar essas alternativas e trazer as possibilidades na próxima reunião.

Foram decididos os grupos e pessoas que tem interesse em participar da Feira, são elas:

Beleza Artesal ( bisqui, brindes aromáticos, produtos reciclados )

EIS –Sé

EIS – Bela Vista

Roberta/ Mario ( bijuterias/semi-jóias)

Nilza ( chocolate )

Simone/ Eulália ( pano de prato)

Maria de Lourdes/ Maria Lindomar ( meia de seda, chinelos, crochê )

Cooperglicério ( material reciclado e usados)

Jacira ( quinquilharias)

Black ( barraca cultural )

Maria do Carmo (pano de prato pintado, crochê)

A próxima reunião será no dia 18/11 – terça-feira às 15 horas.

Fica acertado que verificará a organização da feira, a definição de todos os expositores, as atrações culturais, a autorização da prefeitura e a quantidade de barracas que a Feira comportará.

Nenhum comentário: