Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Exibição do filme “À margem do Lixo”


O documentário À margem do Lixo conta o dia-a-dia e a história de vida de alguns catadores de material reciclável e sua organização em uma associação própria. Com um tema relevante o filme conquista o público por seu tom político e de denúncia.

O filme será exibido no Festival de Cinema de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no domingo dia 18 de janeiro. Após a exibição haverá um debate com o cineasta Evaldo Mocarzel e o catador Sérgio Bispo, representante do Comitê Metropolitano de Catadores de São Paulo e da Cooperativa de Catadores da Baixada do Glicério (Cooper Glicério).

Texto escrito por André Takahashi – Fundação Orsa

Cooperativa de Catadores da Baixada do Glicério (Cooper Glicério) faz a coleta seletiva de onze postos do INSS da cidade de São Paulo

Desde o dia 28 de novembro de 2008 formalizou-se a parceria entre o INSS e a Cooper Glicério para realizar a coleta seletiva de 11 postos do INSS na região central de São Paulo.

Em um mês foram coletados 2.890 kilos de material reciclável; entre papel branco, papelão, plásticos e ferro, gerando uma receita total de R$950,00, que foi dividido entre os 35 catadores da Cooper Glicério.

A parceria entre o INSS e a Cooper Glicério é conseqüência do Decreto Presidencial nº 5.940/2006, que instituiu oficialmente a coleta seletiva na administração pública federal e sua destinação a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Para formalizar a parceria com o INSS a Cooper Glicério contou com o apoio técnico do Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério, através da Fundação Orsa e do Instituto Viva Melhor, organizações participantes do Fórum que auxiliaram a cooperativa durante toda a negociação.