Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

10 mil vagas gratuitas de cursos profissionalizantes


Parceria entre Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e Senac São Paulo abre mais de 10 mil vagas gratuitas

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos que serão oferecidos nas unidades do Senac São Paulo. São mais de 10 mil vagas no estado.

A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), realizado em parceria com a SERT.
As vagas são destinadas aos desempregados com idade entre 20 e 59 anos e para participar, o interessado deve estar cadastrado em algum Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de algum município onde os cursos estão sendo ofertados.

Se estiver cadastrado, basta dirigir-se à unidade Senac mais próxima da sua localidade e realizar a inscrição no curso de interesse.

Estes são os cursos oferecidos:
Técnicas de Atendimento e Segurança em Condomínios
Escolaridade Mínima exigida:
8ª série do ensino fundamental
Informações pelo telefone: SENAC Francisco Matarazzo - (011) 3879-3600

Aniversário de 2 anos do EIS Glicério


terça-feira, 16 de setembro de 2008

Fotos da Jornada de Saúde da Criança 13/09































































































































Resultados da Ação de Intervenção Comunitária “Jornada da Saúde”

Número de pessoas que acessaram o Escritório: 350

Número de pessoas que passaram por Orientação Odontologia: 140

Número de pessoas que passaram por Orientação Nutrição: 150

Número de pessoas que passaram por orientação Psicologia: 40

Número de pessoas que passaram por Consulta de Enfermagem / Pediátrica: 44

Número de pessoas que foram vacinadas contra Rubéola: 60

Número de pessoas que realizaram Aferição de Pressão Arterial: 30

Número de pessoas que realizaram Teste de Acuidade Visual: 110

Número de pessoas encaminhadas para atendimento médico no Várzea do Carmo especialidade Médica: 46

Total de Procedimentos
620

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Semana de Cultura do Glicério

Clique nas imagens para ampliar:



Seminário Desenvolvimento Econômico no Glicério









No dia 11 de setembro o Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério promoveu o seminário Desenvolvimento Econômico no Glicério, que contou com a apresentação do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil (DRS) e da metodologia de feiras de economia solidária da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP.FGV).


Estiveram presentes diversas organizações do território que trabalham com geração de renda e empregabilidade: Cooperglicério, Coorpel, Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), CESPROM, ONH-L, Instituto Viva Melhor, Incubadora de Projetos Sociais, Fábrica de Cidadania, Reação Positiva e alunas das oficinas de geração de renda do EIS Glicério.

O Banco do Brasil apresentou a metodologia DRS, que visa aproveitar os contatos e prestígio das agências do Banco do Brasil na potencialização de projetos de desenvolvimento econômico e inclusão social com responsabilidade sócio-ambiental. Foram mostrados casos de sucesso onde a participação de gerentes do Banco do Brasil agilizou o andamento de projetos de geração de renda com responsbilidade sócio-ambiental.

Após a apresentação do Banco do Brasil a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP.FGV) apresentou sua experiência na articulação de proejtos de economia solidária, como Feiras de Trocas e a Feira de Economia Solidária do Anhangabaú.

Após as duas apresentações o Núcleo de Mobilização Social do EIS Glicério convidou todos os moradores e entidades presentes para se engajarem no projeto de organização de uma Feira de Economia Solidária no Glicério, com o objetivo de escoar a produção das oficinas de geração de renda das entidades da região, promover a rearticulação do tecido social do Glicério e o desenvolvimento econômico de toda a região através da criação de um grande espaço de comércio justo para os empreendedores populares do Glicério.

Ao final do evento o senhor Carlos do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável entregou para o senhor Maurício Messias, gerente DRS do Banco do Brasil para São Paulo, o caderno "Políticas Públicas de Coleta Seletiva com Inclusão dos Catadores e Catadoras: Agenda de Ações 2008" (clique aqui para download da publicação).

A primeira reunião para organização da feira de economia solidária do Glicério será no dia 23 de setembro, às 15horas no EIS Glicério.