Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ata da última reunião do Fórum 17/04/08




  • LOCAL: EI- Glicério


  • DATA: 17/04/08



  • PAUTA: Reunião do Fórum do GlicérioPARTICIPANTES: Sérgio Bispo, Ailton Soares Emboava, Ivan Souza Moraes, Eloísa Reis de Souza, Jorge F. Vaz, Vera, Áurea, Sérgio Bispo, Antonia.


SÍNTESE DA REUNIÃO:


- Pauta da reunião do dia 17/04/08

1. Referendarmos a proposta de estrutura,
2. Avaliarmos a constituição de uma coordenação colegiada e também um estatuto.
3. Examinarmos o plano e destacarmos as ações ou eixos que serão constituídos em forma de projetos;

Ivan iniciou a reunião com uma proposta de boas-vindas, a partir da música Tocando em Frente, de Almir Sater, aproveitou e falou da importância da participação, da apropriação deste espaço do Fórum,por todos os atores sociais que o constituem, fez uma menção ao PRHI, do qual participou assiduamente e no entanto, talvez por uma desmobilização dos atores o projeto foi abortado. Assim, fez um apelo para que houvesse o engajamento dos atores sociais presentes, para o sucesso nas ações implementadas.

Após as boas-vindas, uma senhora, chamada Vera, moradora do bairro, fez a seguinte colocação: “O que fazer para mudar o que não está bom e como fazer”

Isabel explicou o que é Fórum, o que é ação em rede e a importância da mesma, ressaltou que o olhar de quem vive o local é fundamental, para trazer sua proposição e contribuir para construção de um território melhor. Cada ator social é responsável, em fazer a sua parte e verificar em que medida pode se unir a outro para tecer a rede.

Isabel fez uma referência ao projeto Cata Vento, que tinha como foco a erradicação do Trabalho Infantil, a partir de uma ação em rede e da constituição do Fórum.

Um dos atores que compõem o Fórum, são os catadores e estes estão representados pela Cooperglicério, foi explicada a importância da função dos catadores na logística do lixo.

A mesma senhora, D. Vera, fez um comentário a respeito de que os catadores sujam o Glicério, explicamos a ela que há falta educação ambiental, pois se houvesse uma orientação junto aos condôminos e a comunidade em geral, para separar o lixo que é possível de ser reciclado, não haveria necessidade de alguns grupos de catadores rasgarem o lixo.

O Bispo, respondeu que nem todos os catadores estão organizados, seria muito bom se fizéssemos uma ação de formação dos catadores em relação ao meio ambiente. Áurea, do Instituto Viva Melhor, reforçou a fala do Bispo, que todas as pessoas, precisam ser lapidadas e promover a organização.

Isabel comentou a respeito de um livro sobre Desenvolvimento Local, elaborado por Rogério Arms, onde entre outros pontos, o mesmo faz uma análise dos perfis, da comunidade. Segundo Rogério, há três perfis distintos, são eles: aquelas pessoas da comunidade que no processo de mobilização, possuem uma prontidão e facilmente se agregam ao Fórum e desenvolvem ações; a um segundo perfil, que depois de trabalhado, este grupo, passa a ter uma participação efetiva e um terceiro grupo, que por mais que os busquem e os trabalhem não têm interesse na participação.

Assim, é fundamental, conhecermos está comunidade, não só a partir do diagnóstico, bem como por meio dos diferentes olhares dos participantes do Fórum e de suas respectivas propostas.

Isabel comentou que seria muito importante uma definição de estrutura do Fórum, inclusive trouxe a proposta de um estatuto, para que fosse debatido no coletivo.

Áurea, comentou que uma coisa é estrutura, outra é ação, ela destacava três estratégias, são elas: Ação , qualificação e mobilização.
A despeito da estrutura, o Fórum tem uma urgência em fazer alguma ação, e poderia já se pensar para próxima reunião, algum planejamento voltado para meio ambiente.

Isabel comentou que sem dúvida, necessitamos de ter ações implementadas, porém é imprescindível, que haja um consenso quanta a estrutura do Fórum, pois de outro jeito, compromete a mobilização.

Áurea, comentou sua experiência com Célia Schlindher e da rede, sobre educação.

Em síntese combinamos que traríamos para próxima reunião, uma proposta de estrutura de funcionamento do Fórum e já iniciaríamos um plano, para ser desenvolvido, em relação ao Meio Ambiente.
Isabel comentou também a importância da formação, e sugeriu que tivéssemos um curso inaugural voltado para formação Cidadã, em parceria com a Instituição Escola de Governo, realizado em 7 módulos por três meses, em reuniões de 4 horas. Este curso já foi realizado no Fórum de Caraguatatuba e foi um sucesso. A intenção é de qualificar a participação, bem como agregar novos participantes ao Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério.
Áurea comentou, que não seria um tema relevante para o Fórum, que há outros temas mais prementes. André, também avalia que os catadores não se interessariam por um curso longo e com este tema.

Isabel, explicou que houve um grande interesse, e o público alvo de Caraguatatuba era bastante heterogêneo e a idéia de termos um curso inaugural, com está temática permitiria a participação mais consciente, e que com certeza não haveria nenhum problema de acompanhamento por parte dos catadores. No entanto é consenso do grupo, que o eixo de capacitação é muito importante. Ainda neste quesito, Isabel propôs que tivéssemos parte da reunião para um processo de leitura e reflexão sobre temas variados.

Isabel reiterou que a forma que fora desenvolvido até agora, não foi ineficaz, pois se fosse não teríamos as pessoas em uma quinta-feira à noite, reunidas, o que estamos propondo é aprimorar as dinâmicas implementadas anteriormente. Desta maneira, tivemos a participação de Luzinete, ao final da reunião, que fez a passagem para nova técnica.

Mariana fez a apresentação da proposta do núcleo de Informação e Cultura e ressaltou que teremos muitas ações em parceria com o Fórum, inclusive a exposição de fotos, tem o apoio do Fórum.

Para próxima reunião combinamos a seguinte pauta:

Apresentação de estrutura do Fórum;
Analisarmos o plano de desenvolvimento e a partir dele pensarmos em ações para o GT Meio Ambiente. A nossa próxima reunião ficou marcada para às 18hs do dia 8 de maio.

Nenhum comentário: