Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

segunda-feira, 16 de junho de 2008

ATA DA REUNIÃO DE 12 / 06

ATA DE REUNIÃO

Tema: Reunião do Fórum de Desenvolvimento do Glicério
Data: 12/06/08
Local: EIS Glicério
Participantes: 20 participantes
Horário: 18h30 às 21h15

APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:
Recifran, Instituto Polis, Sinthoresp, Cooperglicério, Grande Conselho Municipal do Idoso, Sociedade Muçulmana, Banco do Brasil, Escola Duque de Caxias e moradores do Bairro.

OBJETIVOS DA REUNIÃO:

- Roda de conversa sobre moradores de rua

- Reunião de Planejamento dos GTs espaços públicos e meio ambiente

INFORMES:

- Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos do EIS Glicério:

Núcleo de Fomento à Inserção Produtiva
Bijouterias
Alimente-se Bem - SESI
Bordado e Tear
Salgados e quitutes para festas e lanchonetes
Marchetaria
Introdução à informática
Brindes Aromáticos e Embalagens
Aprender a empreender – SEBRAE
A arte do Bem Servir

Núcleo de Informação e Cultura
Curso Básico de Fotografia

- Cursos do Sinthoresp:

O Sinthoresp está disponibilizando os seguintes cursos:
A arte de Bem Servir
Administração e Hospedagem: Excelência em atendimento e governança
Administração na hotelaria, bares e restaurantes

Para se inscrever nos cursos do Sinthoresp telefone 2189-7303, Av. Cásper Líbero, 502 – 6º andar. http://www.sinthoresp.org.br/

- Novos membros no Fórum:

Escola Duque de Caxias na pessoa de Cida, coordenadora pedagógica.

Sra Simone está começando a particpar das reuniões do Fórum. É moradora da região há 2 anos e articula um grupo e mães que está procurando um espaço para montar uma creche e também promove discussões sobre saúde na região. O contato dela é nonatoft@hotmail.com

- Criança de 11 anos morta na região:

Cida da escola Duque de Caxias informou que um aluno foi morto recentemente, Aparentemente o garoto morreu após tentar assaltar uma mulher que o atropelou. Além disso, em menos de 15 dias 3 professores do Duque foram assaltados na região.

CONVERSA COM HUMBERTO (RECIFRAN) SOBRE MORADORES DE RUA:


Humberto da Recifran fez uma breve exposição sobre moradores de rua. Após sua fala algumas pessoas se interessaram em aprofundar o tema e alguns encaminhamentos foram tirados:

- Cida se interessou em levar a palestra para as turmas de jovens e adultos do Duque.

- Ivan propôs que no futuro seja realizada um debate onde esteja um representante dos moradores de rua, um da Recifran e um representante da recém-inaugurada Coordenadoria Municipal da População de Rua.

- Apresentação Power Point da palestra será compartilhada com a rede de participantes do Fórum

1ª REUNIÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO MEIO AMBIENTE E ESPAÇOS PÚBLICOS:

A reunião dos grupos de trabalho não se concretizou devido ao atraso para início do Fórum e o esvaziamento da reunião antes do fim da conversa sobre moradores de rua. Tal esvaziamento ocorreu, em grande parte, devido à especificidade da data (dia dos namorados).

Diante do contexto os presentes discutiram as propostas de pauta para cada grupo de trabalho e decidiram alterar a dinâmica das reuniões do Fórum.

Decidiu-se abolir as conversas temáticas antes das reuniões dos GTs; agora as reuniões ocorrerão da seguinte forma: um encontro será só reunião dos grupos de trabalho, e quinze dias depois haverá reunião geral do Fórum, onde serão apresentados os resultados de cada grupo de trabalho e será debatido algum tema que os presentes achem relevante.

Outra alteração de dinâmica é que depois da reunião do dia 03 de julho haverá alternância nos locais que acolherão as reuniões do Fórum.

ENCAMINHAMENTOS:


- Próximas reuniões do Fórum:

26/06 (quinta-feira): reunião dos grupos de trabalho meio ambiente e espaços públicos

03/07 (quinta-feira): reunião de avaliação dos grupos de trabalho e planejamento de um calendário de médio prazo do Fórum.



Nenhum comentário: