Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

terça-feira, 8 de julho de 2008

ATA DA 1ª REUNIÃO DO GT DE SAÚDE

Tema: Reunião do GT Saúde do Fórum de Desenvolvimento do Glicério
Data: 03/07/08
Local: EIS Glicério
Participantes: 10 participantes
Horário: 16h00 às 18h15

APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:
- Missão Unidos em Cristo, Fundação Orsa, Cáritas Sé, Moradores do Bairro, Sociedade Muçulmana do Brasil, Projeto Nós do Centro.

- 10 participantes

OBJETIVOS DA REUNIÃO:

- Diagnosticar principais demandas de saúde da região do Glicério

- Planejar primeiras ações referentes ao tema

DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS DE SAÚDE DA REGIÃO:

- A região da Baixada do Glicério não conta com nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS). Existe necessidade de duas UBS na região visto que a população do território está em torno de 40.000 (quarenta mil) habitantes.

- O Programa Saúde de Família (PSF) não está implantado na região. Félix, agente de saúde da UBS Cambuci, disse que recentemente houve concurso público para equipes de PSF para o Glicério.

- UBSs que atendem a região do Glicério não contam com usuários da região em seus Conselhos Gestores de Saúde. A falta de participação nesses espaços prejudica a região do Glicério no planejamento desses instrumentos.

ENCAMINHAMENTOS:

- Ações para influenciar no Plano Plurianual da próxima gestão municipal:

No primeiro ano de cada gestão municipal é decidido o Plano Plurianual que define todas as prioridades da Prefeitura. O GT de saúde do Glicério decidiu iniciar um processo de mobilização para requisitar duas Unidades Básicas de Saúde para a região.
- O processo de mobilização consistirá em 3 (três) fases principais:

1ª) Através do Fórum de Desenvolvimento do Glicério protocolar nos órgãos competentes uma requisição de duas UBS para a região do Glicério.

2ª) Iniciar um abaixo-assinado na região pedindo a instalação das UBSs. Palestras e conversas com a população em igrejas e espaços de encontro serão necessárias.

3ª) Uma audiência pública sobre Saúde no Glicério envolvendo moradores, organizações da sociedade civil, Ministério Público e autoridades competentes.

- Divisão de tarefas:

- André e Bel redigirão proposta de texto requisitando UBS no Glicério.

- Leandro escreverá proposta de texto para o abaixo-assinado.

- André desenvolverá proposta de cartaz para convocar mais moradores para a organização da campanha.

- Próxima reunião:

17/07 (quinta-feira), às 16h00 na rua Barão de Iguape, 900.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite!
Gostaria de dizer que acho muito importante organizar a sociedade civil na luta por melhores políticas de saúde para a população do Glicério. Sugeriria, apenas, que houvesse um esforço para que participassem dos Conselhos de Saúde. Talvez esse seja um espaço em que as necessidades da população tenham maior repercussão e, consequentemente, probabilidade de serem atendidas. Esse é um espaço de vocalização de demandas que deve ser aproveitado
Muito sucesso nesse trabalho!
Saudações,
Daniel Wang