Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério

Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério
O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL é uma das ações do Projeto Nós do Centro, e incentiva o desenvolvimento da população, sustentado pelas habilidades, potenciais e talentos locais. O objetivo é envolver a comunidade na Construção de um Plano de Desenvolvimento Local por meio de eixos de trabalhos discutidos no Fórum, e, através dessa instância, organizar-se em rede, discutir com os atores locais e executar, coletivamente, o plano de desenvolvimento da Região. Contato: glicerio_forum@ig.com.br

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fórum do Glicério: Balanço de 2008


O Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério termina 2008 com avanços e aprendizados valiosos. No ano que termina conseguimos iniciar os grupos de trabalho e, através deles, desenvolver projetos cujos frutos a comunidade começa a colher antes do reveillon.

Entre as principais conquistas deste ano podemos citar:

- Vitória no edital do HSBC Solidariedade para projeto de coleta motorizada do óleo de cozinha usado com inclusão social de catadores.

- Parceria com PSF Sé para atendimento de determinadas ruas do Glicério onde o EIS tem famílias cadastradas

- Formação política da comunidade através do Curso de Formação Cidadã, em parceria com a Escola de Governo

- Viabilização de uma Feira de Artes do Glicério, que tem como objetivo o fortalecimento da rede de escoamento do território. A feira irá ocorrer nos dias 13 e 14 de dezembro.

- Fortalecimento da Cooper Glicério através de oficinas de planejamento estratégico em parceria com o Instituto Viva Melhor.

- Diálogo sociedade civil e poder público sobre o Viaduto do Glicério O Fórum de Desenvolvimento Local do Glicério está fazendo a ponte entre sociedade civil e poder público sobre o Plano de Revitalização do Viaduto do Glicério. Já foi realizada uma apresentação da subprefeitura sobre os futuros projetos pra área e pros catadores avulsos que geram renda embaixo do viaduto.

- Nova área da Cooper Glicério Diante da inevitável remoção dos catdores de baixo do viaduto do Glicério o Fórum de Desenvolvimento, em parceria com o Instituto Viva Melhor e a comunidade niponica da Liberdade, está articulando, junto à prefeitura, a cessão de um terreno para a Cooper Glicério instalar uma central de triagem com recursos do PAC.

- Programa de Educação Ambiental do Glicério Após um semestre de intensas reuniões foi definido o escopo e as estratégias para a implantação de um Programa de Educação Ambiental para a região do Glicério. O programa será implantado á partir do início de 2009.

- Diálogo sobre creches Foi iniciado o processo de diálogo entre a população sobre a problemática da falta de creches no território. Diversos dados foram levantados e um breve diagnóstico está pronto pra ser apresentado aos demais segmentos da comunidade.

2008 foi o ano em que a terra foi preparada e a semente plantada. 2009 será o ano da colheita. Venha participar conosco da última reunião de 2008, um espaço de planejamento e confraternização!

Data: 11/12/08 (quinta-feira)
Local: EIS Glicério, rua Barão de Iguape, 900.
Horário: 18h00

Traga comida ou bebida para a confraternização!

Nenhum comentário: